quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Correspondente Itália - il principio della Storia

A serie Correspondente volta ao Exterior.. agora indo para o velho mundo de carona com a Fernanda Pavani, nascida em Niterói-RJ, criada em Juiz de Fora-MG e cidadã do mundo. Atualmente vive em Vicenza – Itália, de onde teremos não somente as preciosas dicas que todo viajante precisa, mas também a companhia da Fernanda por aqui.
Bem vinda Fernanda...  com certeza muitas historias virão....


Olá meu povo!!!! Buongiorno ou Bom diaaa!!! Recebi o convite do Andando de Mochila (Luciano) responsável por este blog para contar um pouco da minha saga aqui na Itália e dar dicas, sugestões e falar um pouco como é viver aqui. Claro que aceitei na hora!!!!! Adoro compartilhar meus momentos e a quem pretende conhecer a Itália, quero contribuir com dicas valiosas para aproveitarem ao máximo a estadia aqui.
Tudo começou em11 de setembro de 2013, primeiro dia que pisei em solo italiano. Já fiquei encantada com tudo que via pela janela do avião. Peguei um voo direto São Paulo X Milão, a viagem foi um pouco cansativa, afinal, são 12 horas de voo, mas foi uma viagem super tranquila, só não conseguia conter minha ansiedade de pisar nesta terra maravilhosa. No aeroporto tudo transcorreu bem e não houve nenhum contratempo com a imigração ou com a minha mala. Graça a Deus!!!! Escuto tantas histórias por aí de malas extraviadas, roubo, etc... mas vamos ao que interessa....
Cheguei à Itália pelo aeroporto de Malpensa. Quando pisei em solo italiano, pedi para minha amiga que veio comigo que me beliscasse para saber se era verdade. Rsrsrsrs ERA VERDADE!!!!! Tudo muito lindo e belo o aeroporto. Pessoas de todas raças, credo, costumes.... Eita globalização. Amo muito tudo isso!

O aeroporto fica um pouco distante do centro de Milano e para se deslocar até a Estação Central de Milano, meu destino final para pegar meu trem, peguei o ônibus que sai da porta do terminal de desembarque e deixa na Estação Central de Milano, parada final dele. O ônibus a cada 20 minutos e o bilhete custa 10 euros. É a forma mais econômica e rápida, para ir ao centro. Você pode ter mais informações neste site www.malpensashuttle.it O deslocamento entre o aeroporto e a Estação Central dura cerca de uma hora. Tudo vai depender do trânsito. Meu destino, na verdade, não era Milano e sim Vicenza. Desci na estação Central para pegar meu trem. A estação é lindaaaa. Fiquei encantada!!!! Ah,, não posso esquecer de contar. Já tinha comprado meu bilhete do trem no Brasil mas como houve um atraso na liberação da imigração e o aeroporto fica um pouco distante do centro, perdi o trem, LITERALMENTE! hahaha .
Lá se foram 14 euros jogados fora. Aff!!!! Uma dica: não compre bilhete antecipado, só se você achar uma promoção que valha a pena. Pode acontecer algum contratempo e acontecer o q aconteceu comigo.


A estação é super movimentada e tem gente de tudo quanto é lugar. É a principal estação de Milano, segunda estação em tamanho e tráfego na Itália. De lá, partem trens para várias cidades da Itália e para outros países também. A arquitetura é maravilhosa, imponente e está situada no coração de Milano. Lá, não é apenas uma estação mas também um shopping onde vc encontra todos tipos de loja. Como perdi o trem para Vicenza, fiquei por lá durante uma hora, apreciando sua beleza. Sorte!!!! Como perdi o trem e o bilhete que tinha comprado, tive que comprar um novo. Foi uma aventuraaaa. Não conhecia o sistema e muito menos italiano. Aprendi no “tapa”! É muito fácil comprar bilhete para os trens aqui. Nem todas estações aqui, tem guichê com uma pessoa vendendo bilhete. O meio mais utilizado para comprar o bilhete, é através das máquinas de autoatendimento. A Trenitalia é a principal empresa que gerencia a linha ferroviária do país. Em todas as estações existem máquinas de autoatendimento da Trenitalia, onde você compra seu bilhete. As máquinas aceitam cartão de débito (nem todas), dinheiro e moedas e existe a opção de língua para o cliente. Caso queira comprar antecipadamente, é só acessar o site www.trenitalia.com e lá você encontra todos os destinos nacionais, internacionais e compra seu bilhete. UMA DICA SUPER VALIOSA: antes de entrar no trem, é necessário validar seu bilhete, seja qualquer trem que você vai viajar, nacional, regional ou internacional. Você mesmo faz esta validação, nas máquinas espalhadas pelas estações.  Se vc não validar o bilhete e o controlador do trem, pessoa responsável em verificar o bilhete dentro do trem, pegar, você paga uma multa de 200 euros. É isso mesmo, 200 euros!!!! No início você fica confuso, mas depois se familiariza com o sistema. É tudo muito fácil e prático! Eu não sabia disso e quase me dei mal. Eu só validei o meu, porque vi um monte de gente fazendo e fui verificar o que era e descobri. hahahahaha

Passados minha 1 hora na Estação de Milano de aprendizado, consegui finalmente pegar meu trem rumo a Vicenza. Iupiiii! Vicenza, minha nova terra!!!!!! 
Fernanda Pavani em Roma.. mostrando que novos caminhos vem pela frente

E você viajante.. tem alguma historia para contar??

Nenhum comentário:

Postar um comentário