quinta-feira, 29 de maio de 2014

Correspondente Grécia - Santorini, o Mais belo presente de Tristão

A serie Correspondente volta ao Exterior.. agora indo para a Europa de carona com a Amanda, que "trocou" Tianguá no Ceará por Heraklion na Ilha de Creta... em 2011 encontrou sua cara metade, logo ali.. na Grécia.Contabilista formada, viu na Grécia uma chance de mudar dos números para o turismo, principalmente depois que suas amigas manifestaram interesse em ir para lá.. mas ai pergunto, quem não gostaria de ir visitar seus amigos por lá??Com vocês.. A Grécia do seu Jeito


Καλώς ήλθατε στη Σαντορίνη

Bem vindo a Santorini

Um pouco de Historia 

Santorini, essa ilha cujo o nome é Santa Irene, está situada no sul da Grécia e é a mais sul das ilhas Cíclades[, grupo de 200 ilhas situadas no sul do Mar Egeu.

milhares de anos, Santorini era habitada pela Civilização Cicládica e tinha um formato circular, antes de ser destruída por uma Erupção vulcânica, que ocorreu há aproximadamente 3.500 anos, a qual originou a forma atual e a separou das ilhas Thirassia, Nea Kameni e Palea Kameni. Essa erupção provocou o maremoto que destruiu a cidade antiga de Knossos, pertencente a Civilização Minoica de Creta.
Consagrado como um dos destinos mais desejados pelos amantes de viagens e da Grécia, Santorini, começou a ser explorado de forma turística, mais de cinco décadas, juntamente com outra ilha famosa: Corfu. Essas foram as duas primeiras ilhas gregas, que atraíram visitantes.

Como Chegar

O acesso à ilha, pode ocorrer de muitos lugares da Grécia. Pois, a mesma, possui vários portos pequenos, sendo local de parada para navios de cruzeiros e pequenas embarcações. O aeroporto internacional, é bem estruturado e realiza muitos voos diários, durante o período de alta temporada. 
 
Porto de Santorini


Ao desembarcar no aeroporto ou no porto, indicamos que você alugue um automóvel ou quadriciclo pois, essas são as melhores formas de se deslocar na ilha, que por ser pequena, possibilita que o visitante conheça os principais pontos turísticos, gastando pouco com o combustível e assim, compensando mais do que utilizar outros meios de transporte. Para percorrermos a ilha por no mínimo duas vezes, tivemos um gasto médio de 25 euros com a gasolina, valor irrisório diante de tanta praticidade que tivemos. Mas, caso opte por outras formas de deslocamento, existem ônibus e táxi.

Onde ficar

As opções de hospedagem são inúmeras. Existem hotéis, pousadas e casas de vila, para todos os gostos e bolsos.
pátio do Youth Hostel Oía 
As acomodações, com vista para a caldeira, situadas em Fira, Oía, Firostefani e próximo a Akrotíri, são as mais desejadas e também as mais caras. Pois, permitem um cenário super romântico e relaxante, principalmente na hora do pôr do sol.
Firostefani
Caso esteja procurando um bom lugar para ficar e queira algo mais econômico, existem duas alternativas: hospedar-se em quartos sem ter a vista para a caldeira, nos quais você poderá economizar até 75% do valor de uma hospedagem com vista privilegiada ou escolher outros lugares da ilha.
Uma boa sugestão é a região de Kamari, distante a cerca de 15km de Fira, capital da ilha. Nesse lugar existem alguns bares, restaurantes, lojas turísticas, hotéis e pousadas, com valores acessíveis e vista para a praia, a qual é conhecida pela tonalidade da areia ser escura, quase preta.

O que visitar em Santorini:

Fira, capital da ilha, fica no topo de um penhasco, de frente para a caldeira. Nela é ideal fazer uma caminhada pelas ruas estreitas e apreciar as casas brancas, as igrejas com a cobertura azul, nas quais se realizam muitos casamentos chiques.  Aqui existem muitas lojas de grifes, produtos turísticos, joalherias, cafés, restaurantes e casas noturnas. 
Oía, situada no norte da ilha, é o lugar que possibilita a melhor vista da ilha e tem o pôr do sol considerado um dos mais lindos do mundo.
Por do sol em Oía
Se você quer presenciar o pôr do sol nesse lugar e não está hospedado em um local com vista para a caldeira, deverá se antecipar por no mínimo duas horas, para encontrar um espaço entre a multidão, que fica acampando por algumas horas à espera desse espetáculo da natureza. Aqui você verá uma concentração de pessoas nas varandas das casas, dos hotéis, restaurantes, todas querendo ver o dia terminar na famosa Oía.
Entardecer (foto Internet)
Mas, se você prefere algo mais tranquilo, sugerimos um jantar romântico, em algum desses restaurantes com vista para a caldeira ou passe a hora do pôr do sol em Fira, Firostefani ou no farol de Akrotíri, sudoeste da ilha, cerca de 20km de Fira. Um dos cartões postais de Santorini.
Por do sol em Akrotiri
Se estiver por mais um dia em Santorini, indicamos o passeio de barco pela cratera do vulcão, essa será uma ótima oportunidade de ver Santorini do alto das rochas vulcânicas. Então reserve o quanto antes o seu ingresso para o passeio. Conforme o tempo disponível, enquanto espera a hora da excursão, é sugestivo visitar algum museo ou conhecer o Vinsanto, uma tradicional vinícola de Santorini.
Chegando a hora do passeio, existem duas alternativas para se deslocar até o porto antigo: usando o teleférico ou descendo montado em um dos burros ou mulas, que são formas tradicionais de transporte para descer os mais de 500 degraus. Ambos lhe permitirão uma vista extraordinária do mar Egeu.

Embarcando para conhecer as ilhas próximas à cratera do vulcão, você terá a chance de estar em um vulcão ainda ativo.
A primeira parada que o barco faz, é na ilha de Nea Kameni, a qual possui águas mornas, propícias para um banho relaxante mas, aconselhável apenas para as pessoas que sabem nadar bastante, devido à profundidade.

Depois de visitar Nea Kameni, as embarcações seguem para a ilha Palea Kameni. Aqui é possível sentir o cheiro de enxofre, contido nas rochas vulcânicas.
Rocha de Skaros
Com alguns minutos de caminhada e subida, presenciamos uma das mais lindas paisagens do passeio: as casinhas brancas de Santorini, todo o penhasco e alguns navios de cruzeiros, para completar todo o cenário.
No verão, é indicado o uso de chapéus ou bonés, para proteger-se do sol, pois, a temperatura é bastante elevada.
Dependendo da excursão escolhida, existem algumas que fazem o percurso até a ilha de Thirassia, incluindo uma parada para o almoço. Outras retornam para Santorini e existem as que permanecem no mar, até o pôr do sol, voltando apenas no final do dia.
Visitar Santorini é ter a oportunidade de conhecer um lugar que existe há milhares de anos, embora a forma inicial tenha sido extremamente modificada.  

Essa ilha que abrigou uma das primeiras civilizações da humanidade, é dona de uma beleza singular, que encanta a todos, com o contraste do azul do mar, as casinhas brancas e um pôr do sol indescritível, que proporciona muito romantismo. Esteja em Santorini e sinta-se um privilegiado por ver tanta beleza.

E você viajante.. tem alguma historia para contar??

Nenhum comentário:

Postar um comentário