quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Correspondente Itália - Vicenza aí vou eu. Lar, doce lar!!!!

Então, nossa Correspondente Itália made Niterói City segue sua saga pelas terras da Vecchia Bota.....Onde literalmente tudo pode e deve acabar em PIZZA.

A viagem de Milano a Vicenza transcorreu bem. Foram aproximadamente 2 horas de trem com belas paisagens e muita emoção com todas as novidades. Só um apêndice: Nem me lembro quando foi a última vez que andei de trem no Brasil. Uma pena! Temos uma boa malha ferroviária e como seria tão prático nos deslocarmos para todos os lugares do nosso Brazilzão. Aqui o sistema ferroviário é perfeito. O trem é pontual e possui linha para todos os lugares. Mas vamos falar de Vicenza....
Bem vindo a Vicenza!!
Cheguei em Vicenza e já era noite e de lá fui para Sovizzo, meu destino final e local que resido atualmente. Para quem não sabe, a Itália é dividida em regiões. Estas regiões são divididas em províncias e cada província é dividida em comunes. Sovizzo é uma comune que pertence a Vicenza e tem aproximadamente 5000 habitantes. É um lugar muito agradável para viver, possui um belo parque para prática de esporte, muito arborizada e da minha janela tenho uma bela paisagem: as montanhas cobertas de neve. Todas as segundas feiras tem um mercato, feira para nós brasileiros, na rua próximo onde moro. Lá, você encontra de tudo: roupa, sapato, plantas, comida, etc. Super legal!
Pizza Individual Italiana
A primeira coisa que fiz quando cheguei a Sovizzo foi ir à pizzaria, estava curiosa para conhecer a autêntica pizza. 
Gente, tem pizza de todos os sabores que possam imaginar, e para comer uma inteira, tem que estar com uma “fome de cão”.  Quando a garçonete chegou com a minha, levei um susto. O tamanho individual da pizza aqui, é tamanho família para nós brasileiros. Ela é saboreada somente com o verdadeiro óleo de oliva. Nada de catchup, mostarda e maionese. É uma massa fina, leve e o recheio no ponto. Nada daquela coisa exagerada que as pizzarias brasileiras fazem. O preço varia entre 3,50 a 6,50 euros. Como sempre gostei de pizza, agora estou mais apaixonada, e se deixar, como todos os dias.
Passada a curiosidade de saborear uma pizza italiana, a ansiedade era para conhecer o centro histórico de Vicenza.
Sovizzo fica aproximadamente 15 minutos do centro de Vicenza. As comunes são muito próximas umas das outras. Vicenza está localizada na região do Vêneto, ao norte da Itália e distante 206 km de Milão, 543 km de Roma e apenas 70 km de Veneza. É uma das principais províncias da região, tendo uma forte economia, sendo considerada a capital das jóias, e anualmente é sede da feira mais importante do setor no mundo. Além das jóias, marcas conhecidas internacionalmente no mundo da moda tem sua origem em Vicenza, tais como: Diesel, Pal Zileri, Bottega Veneta e por aí vai. A cidade também abriga uma base militar norte-americana, desde 25 de outubro de 1955 e é uma das sete bases dos Estados Unidos na Itália. Além disso, é considerada Patrimônio Mundial da humanidade, título concedido pela UNESCO. Já deu para perceber como Vicenza é grandiosa em todos os sentidos. É maravilhosaaaa! No centro histórico, você encontra construções renascentistas, especialmente projetadas por Palladio, célebre arquiteto do século 16 e responsável por muitas obras-primas arquitetônicas que podem ser admiradas na cidade. Por causa disso, a cidade pode ser designada também como a cidade do Palladio, apesar do mesmo ter nascido em Padova.
Teatro Olímpico
A rua principal da cidade é Corso Palladio, uma avenida que atravessa a cidade onde estão os palácios mais notáveis, com seus pórticos e pátios internos. 
O teatro olímpico foi construído no século 16, todo em madeira, e foi a última obra de Palladio, sendo o primeiro teatro coberto do mundo. A Piazza dei Signori é o centro da cidade, caracterizada pela suntuosa Basílica Palladiana e também tem a presença da alta torre de 1300 e da loggia Del Capitanio, esta última, uma obra incompleta de Palladio. Você pode subir até o terraço da Basílica e ter uma vista estupenda de Vicenza, e se tiver sorte, avistar um lindo entardecer. Além da exuberante arquitetura desenhada por Palladio, no centro histórico, em seus prédios seculares e cheios de charme, tem lojas de roupas, cosméticos, cafés e gelaterias. Um bom programa é sentar em um dos cafés ou gelateria, degustar um delicioso cappuccino ou comer um delicioso gelato e admirar a beleza do lugar. Vc vai se enriquecer culturalmente e gastar muito pouco. Um cappuccino com brioche custa em média 2,50 euros e o gelato em torno de 2,00 euros.
Sempre tem diferentes eventos que acontecem no centro. Todos os anos, em outubro, tem a feira de chocolate na Piazza dei Signori . Tem chocolate de tudo quanto é tipo, gosto e formato e são deliciosos. Eu que não sou fã, comi vários! Em dezembro tem o Mercatino di Natale, uma feira que vende artigos para o natal e comidas típicas italianas.
Feira de Chocolate na Piazza Dei Signori
Não podem deixar de experimentar os doces sicilianos: uma delíciaaaaa! Uma pessoa como eu, que não gosta de doce, dizendo isso, é porque é delicioso mesmo. No mercatino, além de comidas, vc encontra muitos artistas de ruas, defendendo seu pão de cada dia. Tudo muito divertido.
Ao redor de Vicenza, você também pode visitar cidades que não estão em nenhum roteiro turístico, são lindas e exalam história. Existem inúmeras, mas vou citar algumas nas quais estive e que fiquei encantada, tais como: Maróstica, Bassano Del Grappa, CastelFranco e Peschiera Del garda.  
Maróstica é uma cidade medieval, pequenina e muito aconchegante. Há algum tempo era conhecida por sua produção de cereja mas atualmente é famosa pelo jogo de xadrez vivo, onde as pessoas se trajam de roupas medievais, e o jogo acontece em todos os anos pares na Piazza Castello e invoca uma antiga tradição que remonta à 1454. Além da arquitetura exuberante, a cidade é toda circundada por muralhas. É muito lindo!
Bassano Del Grappa é famosa pela sua ponte de madeira, imortalizada pela célebre canção dos alpinos e pela antiga produção de grappa das destilarias Nardini. Foi uma importante cidade durante a I e II guerras mundial. Durante a I guerra, os alpinos, importantes combatentes na época, impediram o avanço do império Austro-Húngaro na península itálica e na II guerra serviu como apoio na invasão da França. O nome da cidade é oriundo da famosa produção de grappa, pois a cidade é conhecida por produzir uma grappa especial. Existe um museu na cidade que conta a história das destilarias. Além da grappa, a região também é famosa pelos seus aspargos brancos.
Muralhas de CastelFranco
Castelfranco é uma cidade medieval cercada por muralhas e que nos leva uma viagem a idade média. Possui uma enorme muralha que circunda toda a cidade e uma arquitetura exuberante.
Peschiera del Garda, possui um lindo e enorme lago, conhecido como lago de garda e que banha várias cidades da região. É uma pequena cidade, agradável e como todas as cidades italianas tem uma exuberante arquitetura.
Para chegar a Castelfranco, Bassano del Grappa e Peschiera del Garda, a partir de Vicenza, vc pega um trem na estação e o preço do bilhete é em torno de 5,60 euros. Vc pode comprar e achar valores no site da Trenitalia www.trenitalia.com.  Para Maróstica não tem transporte público direto.  A melhor forma de ir para lá, é de carro ou pegar um trem até Bassano del Garda. Recomendo muito a conhecerem esses lugares. É um passeio econômico e encantador. É perfeitoooo!!!!!
Vicenza exala história em seu coração e ao seu redor. Difícil é achar um lugar que não seja lindo e que não exala história na Itália, não é mesmo??!! 
Mesmo conhecendo tudo, a cada vez que vou ao centro histórico, fico encantada com tanta beleza e arte num só lugar. Para quem quer saber um pouco mais sobre este belíssimo lugar, podem acessar o site www.comune.vicenza.it

Depois de Vicenza, nos vemos em Veneza!!!!!! Uhuuuuuuuu!!!!! 

Monumento na Piazza Dei Signori 
divulgação do jogo de xadrez vivo em Maróstica
Feira de Chocolate
Vista da Praça dei Signori 
Peschiera del Garda
Basílica Palladiana


Então, como diz a Fernanda Pavani... Veneza é a próxima parada...

E você viajante.. tem alguma historia para contar??


Um comentário: