quarta-feira, 10 de junho de 2015

Meu passado me condena...

Fui pra Porto Alegre... Tchau!!


Mês passado fiz  40 anos, diria que 40 anos bem vividos , mas com sonhos ainda por se realizarem....  um pouco diferente da maioria das pessoas que conheço, não sonho sobre a casa.. um carro...roupas novas... algo bem caro... chego a ser meio muquirana com essas coisas... porque?
Porque meu sonho é mais simples.. sonho em viajar, conhecer novos lugares e porque não, ser feliz com quem me  faz feliz...
Nesse dia tão especial para mim, nascimento, dia das mães e começo das minhas ferias 2015 ( ao menos a primeira parte delas) resolvi depois de 20 anos longe, conhecer Porto Alegre.Quando digo conhecer, falo isso porque não conheço mais.. A cerca de 20 anos, metade da minha vida, sai de POA para conhecer outros lugares  e me apaixonei por um em especial...  Floripa.
Lembro de criança brincar em frente de casa até tarde,  nada especial, salvo que estou falando em uma das avenidas mais movimentadas de POA;
Lembro dos dias de Jogos do Grêmio no Olímpico, primeiro com meu pai.. depois com mais 5...15...20...50 mil pessoas;
Nunca uma frase foi tão linda para mim...
Entrada dos Jogadores no Olímpico
Lembro de ver o parque Marinha do Brasil no inicio... quase sem arvores, somente as gigantes arvores da Borges de Medeiros... com as pequenas arvores plantadas no parque...
Lembro de andar ir a redenção andar de pedalinho..
Lembro de já mais adulto, ou adolescente ir a Osvaldo Aranha, beber um vinho com amigos e ver aquele monte de gente diferente.. imaginem de tudo e todos ...  juntos e misturados.. desde o punk ao rastafári... do mauricinho ao gótico..do maluco ao trabalhador .. todos juntos, em grupos, mas juntos...
Aqui abro um parênteses...  bar do João... bar da Redenção... Ocidente... Araujo Vianna... quanta vida existia no Bom Fim em  POA.
Redenção 
Lembro do ônibus que nunca mais tomei... das linhas 78 e Tv95 
Lembro do Colégio Medianeira, do Parobé e das greves que fazíamos fechando as ruas para apoiar sei lá o que...
Lembro da Infância no Menino Deus... da visita do Papa João Paulo ll.... era muito novo e nunca fui tão católico, mas como não lembrar se fui morar em frente a "Rotula do Papá"
Lembro de comer a tal "uva japonesa"....  será que o nome era esse mesmo, ou inventamos isso porque era como um cacho e uva amassado??
Uva Japonesa esta nas ruas....

Lembro ainda do Supermercado Kastelão.. depois virou Real.. agora é Nacional...
Lembro dos amigos e vizinhos que perdi contato...  Mauricio, Marcia, Ari, Teteca, Aninha entre tantos outros
Lembro dos Shows no Gigantinho... Legião, Engenheiros... Paralamas
Lembro dos Shows que não fui...  faltava verba...kkkkkkkk
Lembro do dia em que me alistei...
Lembro dos Domingos indo com a família para a Ilha do Pavão, quase que um acampamento... fazer churrasco,  tomar banho no GUAIBÃO....faz tempo..
O povo aguardando o por do sol do Guaíba

Lembro da Usina do Gasômetro, do Palácio Piratini, do Mercado Publico...ahhh a torta de morango em uma padaria do Mercado.. até hoje sinto o sabor.
Lembro de ir ao Hipódromo do cristal com meu pai.. enquanto ele jogava,  eu me deliciava com um bolinho de batata recheado com guaraná..
Lembro de ir  a sede da SMOV no cristal.. onde eu ficava  em um mundo so meu... areia de praia, um campo de futebol , uma quadra de futebol... tudo so pra mim e os quero queros na maior parte do tempo...
Lembro de andar de trensurb e achar o Maximo...
Lembro de rir.. de chorar.. de viver, mas..... hoje so lembranças.

Voltei a POA nesse tempo?? Sim, voltei, mas sempre a trabalho ou para algo que não me agradava em nada... ver algum parente pela ultima vez... assim fiz com uma irmã e com meu pai ( quem disse que a vida é fácil?)
Então agora resolvi fazer algo que me faz falta... ver a minha infância, ver a minha adolescência... sabia que isso podia ser impossível ou até mesmo devastador, porque tudo estaria mudado.. mas, continuam sendo minhas memórias.
Alguém pode perguntar... Mas so lembra de coisas boas??  Não...  lembro de  muitas tristes, mas essas guardo comigo.
Nesses dias que passei por lá, visitei meu passado... e digo, valeu cada minuto, mesmo que as lembranças não sejam todas boas... digo que bom que tive essa oportunidade.
Afinal ai comecei a ser Mochileiro, daqui partiram minhas primeiras viagens... daqui sai com 14 anos pro RJ... daqui fui pela primeira vez acampar, daqui fui ao meu primeiro festival do chopp.. daqui fui a praias de Bike, de ônibus, de carona... daqui sai para conhecer outras culturas e isso me fez entender que todo lugar é especial...e hoje POA é para mim uma cidade para fazer turismo.. a qual deixo aqui algumas sugestões de um Porto Alegrense meio ausente.....kkkk
Fico aguardando sugestões, pois meu olhar de turista não foi muito amplo em Porto Alegre e gostaria de sugestões dos amigos que por lá passaram.

O que visitar?

Visitar o Gasômetro e seu entorno ( o Por do Sol é inesquecível)Assistir um GRE-NAL ou uma partida de futebol ( estádios estão lindos)
Arena do Grêmio  (Grêmio 2 X 2 Ponte Preta)
Parques de Porto Alegre ( uma Energia diferente)Brique da Redenção aos domingosPraia de Ipanema ( sim, POA tem praia.. e essa para ver o por do sol é demais)Mercado publico ( A torta de Morango continua lá...)

O que considero furada!!


Andar pela cidade a noite ( tá um perigo)Passear em Shoppings ( se é para ir em Shopping.. fica em casa..)Contar piada de GauchoDizer que gaucho é bairrista ( Imaginaaaaa) kkkk... conta uma novidadeIr a um jogo de futebol e achar que vai escutar o hino nacional

Onde ficar?

Porto Alegre já conta com alguns hostels...


O que provar?


  • você esta na terra do CHURRASCO, mas nem todos são bons
  • Tomar uma Polar ou Serra Malte
Polaresssss

  • Quer comer um salgadinho que não seja conhecido ??  Compre uma Pastelina em um barzinho de bairro
  • Não fique assustado se na padaria escutar alguém falando alto que quer um  CACETINHO... ou  um NEGRINHO
  • Compre um X sem medo.. tem de galinha, de bacon, de carne, de salada e de tudo junto e misturado
  • Cachorro quente... o do Rosário
  • Aproveite para tomar um chimarrão  sem medo ou culpa
  • A torta de morango do mercado Publico 
  • Coma uma Ala minuta

Um dia eu volto.. para rever mais da minha cidade... para rever o que já vi milhões de vezes, mas que não canso de olhar... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário